O governo de São Paulo tomou esta iniciativa louvável, que inclusive já não era sem tempo. Torço para que outros estados façam o mesmo. A idéia vem de outros países, como os EUA, onde o telemarketing é muito ofensivo. Consiste num cadastro único de pessoas que não querem receber telemarketing, embasado num decreto de 2008. Nunca mais aquela coisa de “bom dia, o senhor Rodrigo está?”

Para se cadastrar: Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing (precisa ser o dono da linha ou ter suas informações). Pode ser também pelo poupatempo. Diz o site:

“A Fundação PROCON-SP poderá expedir comunicações às empresas e impor sanções no caso de transgressão ou violação das regras do Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing, mas não indeniza ou repara eventuais danos individuais causados.

Não há custos para o preenchimento do cadastro.”

Veja também a Lei do Bloqueio de Telemarketing (Decreto Estadual nº. 53.921, de 30.12.2008)

  • Cherlle Vendramini

    Olá…
    Adorei suas idéias…
    Bom, sou de Cuiuabá MT, trabalho na assembléia Legislativa de MT, e estamos contitucionalizando esta Lei aqui também, se tiver idéias para mudarmos este Brasil, estamos ai…
    Abraço.

    Cherlle Trician Vendramini

  • http://www.eunaofacochapinha.blogspot.com Cris Rangel

    Perfeito…
    A voz “programada” dos telemarketeiros me deixa injuriada…Será que elas falam assim depois do serviço??aiaiai…serviço de utilidade ultra pública, camarada…gracias…
    valew

  • Gislene

    Essa lei é muito boa,mas ai fica minha duvida,COMO BLOQUEAR SE NÃO TENHO OS NUMEROS QUE ME LIGAM? se alguem souber a resposta por favor o link está aberto..Obrigada.

  • http://blogdodigao.net Rodrigo Travitzki

    Oi Gislene,
    o número que você precisa informar é o seu mesmo, não o das pessoas que te ligam.
    Boa sorte!